Sítio do Peixe do Mato - AL
Remeter-se à infância... reativar lembranças que até então estavam guardadas em uma memória muito distante... não se pode mensurar o prazer de respirar o ar puro da minha infância. Foi assim que nos despedimos de uma das mais prazerosas aventuras das nossas viagens. Depois de termos passado uma maravilhosa diária no Bitingui Praia Hotel na paradisíaca praia de Japaratinga, em Alagoas,
Continuamos seguindo rumo ao litoral, mas não fomos à praia, resolvemos respirar outros ares, beber outras águas e colher outros frutos. Na cidade litorânea de Porto da Rua, descobrimos o cheiro da nossa infância em um belo sítio há apenas mil metros da praia, tão próximo do mar e mais próximo ainda do mato, da roça, do canto do galo ao amanhecer. Estamos falando do Sítio Peixe do Mato, um lugar simples, porém muito aconchegante para quem tem raízes rurais, prazerosa para quem gosta de plantar e colher,
Emocionante para quem quer fazer uma boa trilha, deslumbrante para quem quer caminhar entre plantações de abacaxi e macaxeira. O Sítio do Peixe do Mato nos dá a sensação antagônica de “simplicidade rica”, ressaltando o ar simples do lugar com a rica lembrança do passado, a calma da nossa meninice, o prazer de andar com os pés descalços e sentir o calor da terra, aliviar o corpo pisando na grama macia, deitar na rede armada no terreiro, beber água fria do filtro de barro depois de ser retirada da fonte que brota no quintal.
A casa de taipa é a referência maior da presença interiorana em pleno litoral; no Sítio só come quem colhe, para se alimentar tem que fazer a própria comida, lá não tem televisão, mas tem internet para se conectar e compartilhar com o mundo o belo momento enquanto nos deliciamos em uma biblioteca fantástica ao ar livre.
Desfrutamos de cada instante, respiramos o ar puro, subimos até um belíssimo mirante, escoltados por uma dupla maravilhosa, as cachorrinhas: moqueca e cacau, que nos protegeram desde o momento que chegamos até a nossa despedida do Sitio. Uma experiência maravilhosa que nos deixou a sensação de que um dia voltaremos.