top of page

O Segredo está nos Telômeros - Introdução

Pessoal, hoje eu vou falar um pouco do que eu aprendi com o livro “O segrego está nos telômeros” da Elizabeth Blackburn (prêmio Nobel de medicina em 2009) e da Elissa Epel.

Telômeros no grego significa ‘parte final’, estamos falando da parte final dos nossos cromossomos, onde ficam o nosso DNA. É como uma ponta do cadarço dos nossos sapatos, do mesmo jeito que eles impedem que se esgacem, assim funciona também nos cromossomos. E o que isso tem a ver comigo, Jac? Pois então, é aí que está o segredo da eterna juventude...

Chegamos em Shangri–la, o Horizonte Perdido? Kkkkkk. Nós iremos aprender com elas como aumentar os nossos telômeros e com isso rejuvenescermos... Isso não significa que teremos o mesmo rostinho lindo dos 20 anos, mas sim, termos o corpo de 50 anos com a energia e disposição dos 20. Uau! Eu quero isso pra mim e você? Então, lá vai o primeiro conselho dado por elas:

“Se você deseja retardar o envelhecimento inflamatório, se você quer permanecer no espectro de saúde por quanto tempo seja possível, você deve prevenir a inflamação crônica. E uma parte importante do controle da inflamação significa proteger os seus telômeros. Já que as células com telômeros muito curtos enviam constantes sinais inflamatórios, você precisa manter esses telômeros em um comprimento saudável.”

Irei destrinchar tudo isso aos poucos, não se preocupem que vocês irão aprender como aumentar os seus telômeros, farei alguns posts falando sobre essa medicina que estimula a ter mais saúde e com isso te afastar das doenças degenerativas que nos rondam a todo o momento, mas “para se ter uma velhice mais saudável, mude o modo como você pensa nela.” Nossas células irão envelhecer, mas isso não precisa ocorrer antes do tempo, né? Então, é preciso encontrarmos uma maneira de aumentarmos nossos telômeros e virar o jogo na saúde, segundo elas, se usarmos o conhecimento sobre eles teremos o poder de influencia-los a não ficarem mais curtos precocemente e eles vão ter apoio para se manterem saudáveis.

As pesquisadoras descobriram uma enzima que chamaram de telomerase, ela é que cria novos telômeros com base em sua própria sequência bioquímica. Ela é responsável por restaurar o DNA perdido durante as divisões celulares, logo, ela produz e repõe os telômeros... Lá vem essa conversa de novo! Kkkkkkk!

Simplificando: “A solução é regular adequadamente a ação da telomerase nos telômeros para nos mantermos saudáveis. O corpo sabe como fazer isso, e nós podemos ajudá-lo com um estilo de vida pleno de estratégias de renovação.”

É importante que você faça experimentos em você de cada dica que irei trazer do livro, faça um laboratório do seu corpo, pois o que serve pra mim, muitas vezes não serve pra você, mas só se experimentarmos é que poderemos saber.

Tenho utilizado quase todas as ferramentas que aprendi neste livro e te garanto, é fantástica a transformação que tudo isso causa em nós e em tudo que nos cerca, eu te convido a descobrir um pouco deste conhecimento e que com ele você possa transformar a sua vida trazendo mais energia, disposição e saúde para enfrentarmos a tão temerosa velhice.

Logo mais teremos um novo post falando sobre o segredo do envelhecimento saudável. Um beijo no coração e até a próxima!

Posts Relacionados

Ver tudo
  • Facebook - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • YouTube - White Circle
Navegue com a Jac:
Pelas ruas que andei
Cozinhando com a Jac
Um toque de beleza!
Chega dessa pele!
Pensando bem...
Destaques
bottom of page