Nós não somos quem nós pensamos ser
![Rio Capibaribe/PE](https://static.wixstatic.com/media/185888_a9d5d8113c5e47a183faff4242cf3b07~mv2_d_5616_3744_s_4_2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/185888_a9d5d8113c5e47a183faff4242cf3b07~mv2_d_5616_3744_s_4_2.jpg)
“Sente na beira do rio e apenas observe... Não o deixe lhe levar nem nada conter ele.”
Em 2014, tive um encontro encantador com a monja Jetsunma Tenzin Palmo, foi num retiro em um hotel na cidade de Jaboatão dos Guararapes. Esse momento foi muito enriquecedor para minha vida, comecei a enxergar melhor aquilo que estava ao meu redor, pude despertar para um sentido maior e eu estou amando essas mudanças. Vou deixar aqui um trecho da palestra sobre meditação, é fantástica essa prática, ainda estou longe de ser uma grande praticante, mas o pouco que eu pratico já observei muitas das coisas que preciso transformar e que posso fazer, basta querer. Eu recomendo!
Meditação:
"Como é simples, porém as pessoas não conseguem, porque elas acreditam que a mente não pode parar. É muito perturbador ter a consciência de que ela não para.
Ter a mente clara é o primeiro passo não o último para buscar a nossa verdadeira situação. Precisamos buscar esse 'EU' que controla tudo. O problema está em nós, mas nossa mente é perfeita.
Uma mente relaxada e centrada é muito mais eficiente. A meditação budista hoje é aceita em qualquer tradição, independe da religião.
Humildade não é ser rigoroso consigo mesmo isso é baixa autoestima. Que eu possa ser feliz, que eu possa encontrar o equilíbrio... Bondade amorosa, compaixão primeiro conosco, depois com as pessoas que amamos e depois com os inimigos. Primeiro devemos curar o meu 'EU'.
A prática da respiração é um objetivo da meditação, pois estamos sempre respirando. É algo que podemos controlar e ela tem uma relação íntima com o nosso estado mental. Não respiramos nem no futuro, nem no passado, só no agora. Perceba sem pensar, aí sim, estamos no presente. E quando isso acontece, consigo perceber melhor, sinto-me à vontade e assimilando melhor, estou 'aqui e agora'.
Minha mente está calma, serena, no presente. Absolutamente, aqui, o mundo lá fora não existe. Nossas ações e fala ainda está muito ligada ao nosso pensamento. E nós não paramos para analisar os nossos pensamentos.
Sente na beira do rio e apenas observe... Não o deixe lhe levar nem nada conter ele.
Assim é com os pensamentos, apenas observar sem julgar... Como bolhas de sabão.
Nossa mente é comparada a um rio, quanto maior e mais profunda a concentração é como se estivéssemos no encontro do rio com o mar.
A mente pensante não é um problema, nós precisamos apenas ter consciência dela.
Apenas relaxe e deixe os pensamentos surgirem e observe. Então, possa ser que num intervalo de um pensamento e outro nós consigamos ter o vazio e observamos a natureza da mente.
Só assim, então, podemos perceber que nós não somos quem nós pensamos ser. O nosso objetivo é perceber isto. O que nós não somos. Nós não vamos fazer um exercício intelectual, vamos apenas observar. Isso não é um jogo intelectual, é um exame da natureza do pensamento.
Esse olhar para dentro é como se a gente estivesse despindo uma cebola e fosse chegar a essência dela. Mas e se não tiver uma essência? Então precisamos criar um espaço em nossa mente, ela está como uma casa cheia de mobília. Quando a mente está limpa o vento entra sem bater em nada. E tudo fica mais claro e enxergamos as coisas como elas são.
Então, nesta consciência aberta, aparece à alegria, surgem de maneira natural como borbulhas... Esta prática está disponível para todos, basta praticar. Cada passo que a gente dá na meditação é um ganho para nós e para nos tornar um ser humano melhor.
com essa mente nós adicionamos valores a nossa sociedade. Se tiver algo que podemos ter na vida, é ter uma mente mais clara, calma e isso a gente pode fazer. Faremos passo a passo...
O que é realmente importante?
Cultive sua mente. Lembre que você sempre pode fazer mais... Ser Buda é uma questão de mudar o que nós já somos."