Como posso ficar bonita com minhas alergias?
Convidei a Dra. Luciana Simões, dermatologista para um rápido bate papo, aqui no Blog da Jac.
O mundo parece até que está ficando alérgico... kkkkkk. Com o avanço da tecnologia, temos descoberto os causadores de muitas alergias, então, diante desse mote, elaborei algumas perguntas para a doutora Luciana. Seria muito bom, que você também participasse e fizesse suas perguntas, se possível, tiraremos suas dúvidas.
Pergunta: Quem tem alergia a esmalte e é vaidosa, gosta de ter suas unhas pintadas, tem alguma solução?
Resposta: A alergia a esmalte tem sido um motivo crescente de consultas em dermatologia. É impressionante que até crianças têm sido alvo deste problema. Talvez isso possa ser justificado pelo contato cada vez mais precoce com este tipo de cosmético e o seu consumo em ampla escala.
P: Quais são os sintomas desta alergia?
R: As manifestações clínicas desta alergia aparecem na face, principalmente nas pálpebras, devido à fina espessura da pele desta região e o contato das mãos com o rosto.
P: As principais queixas são vermelhidão, inchaço e prurido (coceira) em pálpebras e região perioral. Como confirmamos o diagnostico? Existem exames para isto?
R: O diagnóstico pode ser confirmado pela realização do teste Epicutaneo de contato que vai apontar o alergeno implicado. Os principais alergenos envolvidos são: formaldeído, tolueno, dibutilftalato, mica, cloreto de cobalto, colofônia e anilina. O tratamento realmente requer o afastamento do agente alergênico.
P: Existem no mercado, produtos para deixar as unhas das alérgicas coloridas? Ou, infelizmente elas não podem pintar as unhas?
R: No mercado estão disponíveis esmaltes 3free, 4free, 5free e hipoalergênicos de diversas marcas. Cada marca tem sua peculiaridade e é imprescindível que a consumidora consulte na composição do esmalte se a substância apontada no teste alérgico está ali presente.
Marcas como Risqué, Colorama, Granado, Revlon, entre outros disponibilizam linhas de esmaltes acima descritas.
P: É frequente a alergia a batom?
R: Existe sim, porém é menos frequente. Os sintomas são fissuras nos lábios, prurido, edema, eritema.
P: E alergia a outros produtos de maquiagem?
R: Bom, aí já se trata de um diagnóstico mais raro. Os sintomas são semelhantes e também exigem teste de contato. Persiste a necessidade de consultas aos componentes da maquiagem que se deseja usar, evitando as que contenham a substância que provoca os sintomas.
P: Geralmente, você gosta de alguma linha de cosmético em especial?
R: Gosto muito de indicar a Clinique.
O Blog da Jac agradece a participação da Dra. Luciana Simões nesse bate papo informal sobre alergia aos cosméticos em geral.
Dra. Luciana Simões
DERMATOLOGISTA
RESIDÊNCIA MÉDICA NO HUOC ( Hospital Universitário Oswaldo Cruz)
TÍTULO ESPECIALISTA SBD
CONSULTÓRIO: RUA DA HORA, 366 SALA 12, ESPINHEIRO/RECIFE/PE.
( 81) 88114000, 30317548, 30319458.